PDA

View Full Version : Recuperação em curso ...

Patacôncio
08-05-2003, 12:31
Apesar da crise orçamental e da crise económica, também influenciada pela anterior, Portugal começa a recuperar saudavelmente. Este enorme esforço é de louvar e até aplaudir.

Face à nossa enorme dependência externa é imperativo que o Estado "obrigue" as empresas a colmatarem as insuficiências da oferta, que permitem altos níveis de inflação, penalizando sobretudo os mais fracos e desprotegidos : os cidadãos com rendimentos "rígidos" e pouco variáveis. Vulgo pensionistas, empregados por conta de outrém e outros.

Por outro lado, o emprego na indústria caiu, ao contrário do volume de negócios deste importante sector. Dando a entender que a produtividade está a aumentar. Se isso se verificar, nos novos estudos do INE, quer dizer que o emprego agora destruído, poderá ser de empresas mal geridas. Mas com a produtividade a aumentar, quer dizer que a médio/longo prazo a criação de empregos será maior, permitindo colmatar os empregos agora perdidos. Com uma importante vantagem : serão empregos mais saudáveis e mais sólidos. Não estando dependentes do consumo público, leia-se Estado, Autarquias e Outros Entes Públicos.

Esta política económica, absolutamente necessária, é dura. Mas é com esta política económica que Portugal poderá almejar atingir a média do nível de vida da UE, em menos anos do que as políticas seguidas nos últimos anos. Saibamos discernir o trigo do joio.

Para conhecer em melhor profundidade os dados ...

http://www.ine.pt

Detalhadamente, as encomendas à Indústria aumentaram 7,6 %.

As encomendas do mercado interno cairam cerca de 4,1 %.

Mas as encomemdas dos mercados externos subiram 11 % .

Nestas encomedas externas, os bens intermédios representam um aumento de cerca de 21 % .

Os bens de consumo tiveram um aumento de cerca de 2 %.

Estes dados baseiam-se em médias móveis a três meses, desse modo estando menos sujeitos a variações bruscas e sazonais.

Para concluir. A recuperação económica do país está em curso e de um modo saudável.

Portugal, quando a isso obrigado, consegue realizar inacreditáveis avanços económicos. Basta para isso "endurecer" as condições para os empresários. Pois estes, na falta da "mama estatal", procuram outra forma de ganhar avanços competitivos. Que deve passar pelos mercados externos, pelos ganhos de produtividade e de competitividade.

Parece estarmos a ganhar quota de mercado nos mercados internacionais e no mercado interno. O que é muito importante face à nossa dependência externa. Agora é imprescendível melhorar os rácios de solvabilidade do importante sector bancário, das empresas e sobretudo do Estado.

Só mais um dado a reter . Há uma pecha enorme que é necessário colmatar. E essa pecha é a nossa imagem no exterior, que se reflecte na venda de bens de consumo nos mercados externos. Temos fama de produzir mal, com falta de Qualidade e a preços pouco competitivos. Esta é uma pecha que vai ser díficil a curto prazo mudar. Daí a enorme necessidade de Marcas de Qualidade e de Marketing empresarial. Mas deixemos os empresários "sofrer" um bocado, que estes abrirão os olhos para as suas asneiras.

Um xoxo da minha patroa !

gatsby
08-05-2003, 12:48
a marca portugal está de rastos e isso é um dos maiores, senão o maior, problemas para a nossa economia.

hoje a imagem é fundamental, mas tem de ser fundamentada.

não estou tão positivo sobre o resto patac.

Patacôncio
08-05-2003, 13:24
A Marca Portugal ...

Mas isso levará pelo menos 10 anos. Mas a ver vamos.

No resto ... os sinais estão aí. Mas não quero dizer que é para amanhã. Não. É para uns meses. Mas a inversão de tendência é clara e positiva.

Mas não em todos os sectores. Então no teu ...

Mas esperemos por novos dados.

Um xoxo da minha Patroa !

jleandro
08-05-2003, 13:26
Patacôncio

olha, antes de mais dá lá um xoxo á tua patroa por mim, já é mais que tempo de retribuir. eheheh

também não estou tão optimista quanto tu.

ainda não li, mas só os títulos da entrevista do Constâncio no jornal de negócios de hoje, afastam essa ideia.

mais logo vou ler a entrevista.

Patacôncio
08-05-2003, 13:45
Mas ó JL, o Constâncio, por muitos dotes que tenha ... é dos economistas laggers, tão em voga em Portugal.

Lembro-me de em 93, quando todos os sinais de recessão eram evidentes e havia um "adiantado mental" chamado Braga de Macedo que dizia que Portugal era um "oásis" ( devia ser por causa dos camelos nas praias ! heheheheh ), o Constâncio, que só lê os sinais do passado e não sabe fazer previsões, garantia que não haveria recessão em Portugal. O Cavaco agradeceu e nomeou-lhe Comissário da Kortura ! ehhehehehehheheh

O Constâncio, como muitos outros, têm dificuldades em ler "mudanças", como se a economia fosse estática e os agentes económicos não reagissem aos impulsos. Como na bolsa. Que há tipos que olham sempre para o passado, julgando que tudo se manterá como sempre.

Mas enfim ... como não gosto das previsões do Constâncio ... e sei que não têm valor ... pouco me interessa o que ele "prevê".

Enfim ... é a vida !

jleandro
08-05-2003, 13:50
Patacôncio

agora é que me lixaste

na tua resposta ao Gatsby, ao comentar sectores em dificuldade, dizes: então no meu...

porra meu, mas os gajos que não trabalham também já se queixam?, eheheh

Patacôncio
08-05-2003, 13:56
É que o gajo nem sequer se leva a sério. Ou é esquizofrénico.

Repara nestas suas palavras :

" ... “A retoma do crescimento económico terá que vir de um novo dinamismo da procura externa e da recuperação de confiança por parte dos agentes privados, após o ajustamento em curso das suas situações financeiras” ... "

Mas então o gajo não viu a exportações a aumentarem ? Sobretudo para fora do espaço-€uro, uma boa surpresa, apesar da boa evolução do euro ???

E não vê as encomendas do exterior ?

Bolas. A Comissão Europeia, li isto num diário espanhol, afirma que Portugal e outros três países, serão os que melhor liderarão a retoma devido ... à evolução das exportações. Os outros três serão a Espanha, Irlanda e Grécia.

Mas em Portugal ... há sempre os laggers.

Por exemplo. O Perez Metello ( outra sumidade ) afirmava no Jornal de Notícias, há duas semanas atrás, que era impossível o crescimento económico ser liderado pelas exportações, pois as exportações nunca ( por impossibilidade absoluta ) conseguiriam crescer, devido ao marasmo na europa, sobretudo Alemanha.

Dois dias antes, o INE, tinha divulgado o aumento das exportações nacionais, com um surpreendente crescimento de dois dígitos das exportações para fora da zona €uro, apesar do fortalecimento do €uro.

Com estes economistas e jornalistas ... tidos como sumidades ...

Mas enfim ... cada qual a sua mania !

Patacôncio
08-05-2003, 13:59
Ó JL,

No MEU ?!?!?

Cruzes canhoto ! heheheheheheh :D

Eu dizia o teu, do Gatsby ! ahhahahah

Eu não mudei assim tanto ...

Trab*?&%/%#$## ! AAARRRGGGHHHHHH ! :confused:

Chuif ! Chuif !

Com amigos destes ... que me querem a trab*%#&/%$#%$, quem precisa de inimigos ! :mad:

Buááááá ! Buááááá ! Buááááá ! Buááááá ! Buááááá !

jleandro
08-05-2003, 14:09
a troca do "teu" pelo "meu" foi intencional, para te fazer falar, eheheh

sabes que essa do aumento das exportações para fora da CEE também me apanha de surpresa, não esperava por essa, pois os indicadores dos movimentos portuários apontam em sentido inverso.

Mohandas
08-05-2003, 19:32
... continua a dizer asneiras atrás de asneiras.

Coitado. Tem-se iludido e vai continuar a iludir-se com a conversa do chefe... quando o outro for de cana quero ver onde é que a recuperação vai dar...

Pato, pato... vais pelo mau caminho... ainda vais ser o substituto do peru no dia 1 de Novembro.

Quando quiseres ir pelo bom caminho bebe um Cardhu!...

jleandro
08-05-2003, 21:21
com o Cardhu tanto dá para ir pelo bom caminho, como pelo outro caminha

(e vai mais um Cardhu)

Patacôncio

não tive hipótese de ler a entrevista do Constâncio, tinha o jornal guardado, mas à tarde foi lá o patrão e logo que viu o jornal agarrou nele e pôs-se a ler aquilo

no fim, vim-me embora e o jornal ficou no escritório, amanhã já está no lixo

olha... que se lixe.

Cali
08-05-2003, 21:25
eu cá gosto do Pataconcio porque ele é amigo da gente !

E espero que me tenham entendido !

Obrigado Pataconcio !
:D