PDA

View Full Version : A tale of two rivers........

Helena
19-10-2004, 14:49
From Newsworld.......

"............Two rivers run out of the mountains in Montana, north into Canada. For the past eighty-some years the two countries have shared the water from those rivers. But now there's global warming; there's drought in the West. It's put those rivers and all that water right into the centre of a very touchy international dispute.

The water that flows from one country to another is often a source of friction. There never seems to be enough to go around. Farmers in northern Montana feel that. They're burdened with some terribly parched land these days. And they blame Canada for not helping them out.

So an international battle is heating up over the most precious of resources............"

Agua.........um dos melhores bens que a natureza nos deu.....e tambem razao para guerras......ou talvez sempre fosse :(

Ventor
19-10-2004, 17:32
Pois é Helena. Esse é um problema de todas as Montanas deste mundo. Mas será certamente um problema grave em todas as fronteiras!

Talvez não no nosso tempo, mas não tardará muito que haja por aí e por aqui barragens a serem dinamitadas por terrorismos comandados pelas terras a jusante delas.

Podes crer que é um dos mais sérios problemas que o mundo atravessa. Mesmo a escala mais pequena, a água origina guerras entre as famílias, entre os amigos, entre os vizinhos. Há pontos muito sérios a nível mundial. Enquanto as gavetas tiverem capacidade para guardarem os papéis dos planos político-económicos respeitantes às águas das bacias internacionais a coisa ainda passa, mas um dia extravasarão delas e os duelos serão de morte porque no mundo ainda predomina o egoísmo!

Mystic
20-10-2004, 15:06
Eu ontem estava a escrever aqui um comentário à tua mensagem, Lena, quando o meu computador deu o berro. Foi-se o disco duro, e agora estou a aproveitar um intervalo para café para usar aqui o PC do patrão. Mas como as minhas funcionalidades mais comuns não estão activadas, demoro imenso tempo a fazer qualquer coisa.

E o que ia dizer é que entre Portugal e Espanha esse assunto está sempre em agenda, desde que os nossos irmãos iniciaram transvases das águas do Douro e principalmente do Guadiana para as terras da Andaluzia. Mas como nós somos vizinhos de brandos costumes, nunca desenterramos o machado de guerra e resolvemos tudo com sorrisos amarelos e apertos de mão para o "boneco". Quando fingimos que acordamos, é já tarde, e não vale de nada reclamar nem em surdina, como acontece com a situação de Olivença, porque agora é a população que não está interessada.

Se fue.