PDA

View Full Version : Fecho Artificial

bkool
07-05-2003, 15:39
Já por bastante tempo venho observando com máxima atenção ao fecho. Digamos os últimos 5 minutos ou menos (embora por vezes as movimentações até comecem antes).
E chego à conclusão que na maioria dos casos os fechos da nossa praça são manipulados. Porque digo isto: porque muitas vezes se colocam ordens com o propósito de "maquilhar" o dia e terminar com o preço do fecho do dia anterior ou então atenuar uma queda (mais raramente para dar a ilusão de que o título está bull). Teoria da conspiração? Não.
Hoje por exemplo: os 3 pesos pesados tiveram ordens precisas para terminar o dia menos mal: PT fechou inalterada mas com uma pressão para baixo todo o dia - no fecho umas ordens precisas colocaram a fasquia na cotação de fecho de ontem; BCP pressionada na última hora, teve uma ordem de 1 unidade no segundo exato para não ir aos 1,37, e ameaçar fechar com queda que poderia assustar alguns; EDP enorme ordem para contrabalançar uma de sentido contrário e fechar inalterado.
E já nem falo de BRISA, Portucel, Sonae etc onde tenho as minhas suspeitas.
O que dizem outros atentos como eu e alguns mais experientes do que eu???
Estarei a ver mal?

LMiguel
07-05-2003, 15:47
Olha que pelo que vi no ab7, pelo menos as ultimas 5 transacções (que é o máximo que mostra) foram feitas a 1,38.
Eu por acaso até não acho que tenhas fechado muito mal, é claro que podia ter fechado melhor, mas continuo confiante.

Pipo
07-05-2003, 15:55
tens muita razão....bcool...e já por aqui se falou nisso várias vezes.....

a PT...:D :D ..ela que feche inalterada..que a mim não me convence...se o NASDAQ..fecha em baixa...amanhã pode definir-se....anda muito falsa.

BCP tb confirmo ultimas ordens a 1.38...mas não tenho streaming activo...por isso nem as vejo passar ao segundo.....

;)

nova
07-05-2003, 16:02
Bkool
Não concordo contigo, porqu~e ao fazer-se um fecho tem que se comprar as acções todas ao mesmo preço, e isso às vezes implica prejuízos enormes, se houver quedas no outro dia, eu não acompanhei, mas o BCP e a PT não venderam no fecho 10 ou 20 acções, foram garantidamente largos milhares.

jleandro
07-05-2003, 17:37
bkool

hopje não estive com a tenção ao fecho.

a única maneira de se ver isso que dizes é comparando as quantidades feitas no fecho, e costumam ser grandes quantidades tanto no BCP, como na EDP e PTC

acenta quantas há feitas até ao pré-fecho e compara depois com o total do dia.