PDA

View Full Version : o Gatsby foi de viagem ?

Cali
10-08-2004, 22:37
Já não o vejo por cá há muito tempo. É apenas férias?

Ventor
10-08-2004, 22:50
Eu penso que está de férias!

Mau Maria!
É assim que diz a Joana. Aprendeu comigo, claro!

jleandro
11-08-2004, 01:13
é c ostume ele ir de férias para o Algarve em Agosto

manel
11-08-2004, 06:39
o nosso amigo ta bem e recomenda-se...

afinal umas pausas sao sempre muito boas para tudo.

amanha, quando voltar de onde nunca saiu, volta melhor que ontem onde sempre esteve.

braços e jinhos.

Houdini
11-08-2004, 06:46
Confirmo. Está de férias.

Também merece!!!!! :cool:

Helena
16-08-2004, 17:15
e tu quando vais de ferias?:confused: :confused:

Houdini
16-08-2004, 19:17
Olá, Helena. Vou-vos fazer companhia neste Verão por aqui. As férias que a minha esposa tirou foram direccionadas para a ajuda nos preparativos do casamento da irmã. No próximo sábado.

Em Outubro teremos uns dias. Conforme o orçamento disponível, estamos indecisos numa voltinha cá pelo país ou numa ida ao estrangeiro. Barcelona, Malta ou Egipto são hipóteses. Alguém conhece estes dois últimos destinos? Dicas agradecem-se... ;)

Helena
16-08-2004, 19:35
eu nao conheco mas ambos os destinos soam "exciting"....entao o Egipto.......mas nao tem receio?:confused:

Houdini
16-08-2004, 22:30
Se formos até ao estrangeiro (é mesmo conforme o orçamento...) por mim iria até Malta. Ela prefere o Egipto. Não tenho receio de qualquer espécie. Há sempre o potencial perigo de atentados, mas creio que nos últimos anos nada de especial tem acontecido, o que é sempre um incentivo.

Cá por Portugal tem havido um intensificar de publicidade em torno do Egipto, Tunísia e Turquia. Todos com bons preços, praticamente ao nível de uma ida ao Algarve e longe, muito longe, de uma ida aos Açores (para um programa normal obviamente). A Turquia, por mim, fica logo de fora. Aí os atentados acontecem mesmo. Não é nenhuma miragem.

jleandro
16-08-2004, 22:34
Houdini

acho que a Blue esteve de férias o ano passado em Malta

e chegou a falar disso aqui, não te lembras?

pois,....... tu estavas em lua de mel;) :D

Houdini
16-08-2004, 22:40
A Blue esteve em Malta? Deve ter sido no período em que estive por fora no ano passado, jl. Não me esqueceria certamente.

De Barcelona já temos algum material/dicas "oferecido" por vários de vós.

jleandro
16-08-2004, 23:03
Houdini

andei a ver se descobria o tópico onde a Blue falava de Malta, mas esta coisa só dá para ver o último ano, e o post dela deve ter algum tempo a mais

manda-lhe uma privada.

a Turquia não conheço, a Tunisia não recomendo...

não gosto de árabes;) :D

Helena
17-08-2004, 11:43
a um destes sitios?:confused: Malta? Ele fez um report onde andou......mas nao me lembro do sitio.....

o meu irmao diz que vai a Turquia em Setembro.....:( espero que tudo corra bem!

Blue
17-08-2004, 12:09
Tropecei neste post ...

Na altura fiz um pequeno texto mas nunca cheguei a colocar aqui. Como há pelo menos 1 interessado :rolleyes: , aqui vão as minhas impressões sobre Malta.

Dependendo dos dias que tens, do orçamento e daquilo que pretendem fazer (dolce fare niente, visitas a monumentos, banhocas etc....) posso dar-te mais umas "dicas".

Das férias deste ano ainda não escrevi nada, mas uma coisa te digo: "BARCELONA VALE MUITO A PENA!"
(O hotel que arranjei no centro nem era muito caro, dou-te o contacto se quiseres)

Férias 2003
"A semana em Malta passou depressa mas com algum sofrimento. A temperatura rondou sempre os 40 graus e à noite descia para os 35. Era raro apanhar uma brisa, mesmo à beira-mar.

Bem, mas voltando ao que é preciso ...
Do avião a pequena ilha de Malta parece um castelo de areia rodeado por um mar azul, profundo. Numa vista panorâmica, o azul é mesmo a única cor que cria realmente contraste. Malta não tem montanhas, rios ou florestas. O casario é todo construído com o mesmo material de cor clara, uma pedra calcária, extraída do próprio solo.
La Valetta, a capital, é uma cidade “mignone”, construída de forma planeada. Das portas da cidade e descendo até ao porto (Grand Harbour) temos uma distância de apenas 1 km. O aglomerado de casas (praticamente todas destruídas na 2ª guerra mundial), e as suas magnificas igrejas, encontra-se completamente ladeado por muralhas, que por sua vez são contornadas pelo mar. Debruço-me sobre a muralha do porto e imagino os combates que se desenrolaram durante séculos com as sucessivas invasões da ilha ... Não admira que para os malteses esta enchente de turistas não provoque qualquer transtorno.
Percorro os olhos pelos pormenores da cidade; dentro das muralhas o contraste da cor é feito pelas marquises de madeira pintadas de verde ou de azul; nas esquinas das casas encontramos sempre uma estatueta religiosa, um santo, a N. Senhora ...; as maçanetas das portas são também objecto de decoração. Encanto-me com dois tritões dourados muito bem polidos.
A visita à co-catedral, ao respectivo museu (Caravaggio, pois claro !) e demais monumentos é obrigatória. E a fotografia da praxe ao Auberge de Castille y Portugal. Lá está em cima do Auberge mais bonito de La Valetta o nosso brasão a fazer história. A remodelação da fachada (de estilo barroco) esteve a cargo do nosso Grão-Mestre Emanuel Pinto da Fonseca (séc. XVIII).
Mas os portugueses deixaram uma herança bem mais sui generis, a palavra Festa. Pronunciada e escrita da mesma maneira ... A festa é sempre em homenagem a um santo, o que faz com que haja Festa praticamente todos os dias. As ruas da respectiva paróquia são todas enfeitadas, a banda toca pelas ruas fora e há foguetada de manhã à noite. Faz-vos lembrar alguma coisa ???
Em dois dias, com um carro de aluguer, percorremos a ilha toda, fazemos a costa mais escarpada, que é também a menos habitada. Aqui parece que o país parou no tempo ...
Malta tem apenas 3 pequenas praias de areia, e esta é castanha. Mas de muitos pontos da ilha se pode dar um bom mergulho; o mar é quente, liso como um espelho e não existem marés. Tem um único senão, não dá para refrescar, a temperatura é de 25 graus ...
Mdina, a antiga capital de Malta, é chamada a “cidade do silêncio”. Não consegui sentir isso, em Agosto é impossível...
As ruas são ainda mais estreitas do que em La Valetta, a cor neutra impera mais uma vez. A Catedral está muito bem conservada, aliás como qualquer uma das mais de 300 igrejas do arquipélago. O interior é ricamente trabalhado, os frescos têm as cores vivas do restauro e o chão é forrado pela lápides dos cavaleiros da Ordem.
No meio do calor embarcamos numa excursão guiada até à ilha de Gozo. Mais pequena que Malta, é também mais calma. A catedral e a basílica são de devoção mariana, o que terá originado a visita de João Paulo II a esta pequena ilhota. Numa pequena igreja encontra-se a decorrer uma missa, sento-me na última fila e ouço durante alguns minutos o sermão em maltês ... Uma senhora e uma adolescente (talvez mãe e filha) entram apressadas, colocando um lenço pelos ombros. Em todos os monumentos religiosos mantém-se a tradição, os ombros devem permanecer tapados ... torna-se caricato observar os turistas de calções coloridos, chinelos de dedo e lenço pelos ombros.
Em Gozo existem ainda alguns pontos de atracção turística nas grutas e recortes das falésias. O templo megalítico datado de 3.600 ac. (dos mais antigos da Europa) é visitado à torreira do sol, para mim chega de experiências megaliticas ...

Não pretendo fazer um relato exaustivo, penso que isto já deu uma ideia para quem estava curioso ... A visita vale a pena, não por mais de 7 dias, e de preferência nos meses de Junho ou Setembro.
Os malteses são muito hospitaleiros, guias turísticos em potencial. Aliás, Portugal como país de turismo, deveria aprender muito com o marketing turístico deles. Qualquer gruta na falésia, qualquer achado arqueológico, qualquer pedaço de muralha é publicitado em tudo o que é folheto. Para isso não há nada como comprar o guia da Lonely Planet ... é bastante realista e com informação detalhada.
Conduzir em Malta é também uma experiência inesquecível, e não só porque se conduz à esquerda com o volante do lado direito. É que apesar do parque automóvel ser um pouco arcaico e o limite de velocidade de apenas 60km/hora, os condutores, tanto dos ligeiros como dos autocarros, são muito afoitos. As ultrapassagens são feitas em qualquer ponto, incluindo curvas, pela esquerda ou pela direita, as passadeiras de peões são praticamente inexistentes, os piscas não existem, mas em contrapartida a buzina ouve-se tanto de dia como de noite. Fez-me lembrar um outro pequeno país há 20 anos atrás ...
Em termos de gastronomia são um pouco pobres. Talvez devido à proximidade com a Sicilia, o prato forte são mesmo as pizzas e pastas (muito bem confeccionadas, por sinal).

Depois desta aventura “tórrida”, nada como regressar ao pacato e fresco (!) Alentejo. Adormecer ao som dos grilos, acordar bem devagarinho e atravessar a “sobrevivente” Serra do Cercal até à praia. Aí, estender a toalha na areia branca e mergulhar num mar batido que nos revigora. Claro que também teve o seu revés, experimentei fazer carreirinha com uma prancha longboard e acabei com uma nódoa negra na canela ...
No fundo foram umas férias muito completas e ricas. Daquelas que eu gosto ...
Para o ano que vem, outro destino ..."

Site Malta (http://www.visitmalta.com)

Grand harbour - La Valleta
http://www.maltagozo.com/pictures/Malta_2001_037.jpg

Ventor
17-08-2004, 13:22
Tudo bem, Blue.
Mas esqueceste os amigos do Templo!
Falar de Malta sem flar dos amigos do Templo, sabe a pouco!

Então MALTA? Só turismo, só turismo e o resto? Só praias, só carrrrros, como diz o Tomás. Só sol. E o resto?

Vamos lá espetar com as férias em painéis nesta tasca! Nem que o circuito seja feito à volta do quarteirão da residência.

Eu não tenho férias, estou isento!

Wellcome, Blue!

Houdini
17-08-2004, 13:32
Muito obrigado, minha amiga Blue. Já agora que hotel aconselhas em Barcelona?

Helena, o Chance esteve na Córsega.

MrChance
17-08-2004, 13:33
Excelente roteiro, Blue.
Estás contratada como guia turística. Quando te cansares do alemão estás safa. :)

Pois é, Helena, não foi a malta que fui e sim à Córsega. E também não acabei o relato. :(

Blue
20-08-2004, 10:28
Ventor

Fiquei à espera que falasses sobre os amigos do Templo. Do que li e vi por lá não me lembro de nada sobre isso.

Conta. :)

Ventor
20-08-2004, 10:52
Eu disse:

"Eu estou isento"!