PDA

View Full Version : Selvagens

JRamos
28-04-2003, 09:35
Será que o Karl Marx está a acompanhar o nosso Presidente na sua visita às Ilhas Selvagens?

updown
28-04-2003, 09:48
O Karl é Açoriano o que é longe das Selvagens.

jleandro
28-04-2003, 09:51
JRamos

o Karl é Terceirense, dificilmente poderá estar no arquipélago da Madeira.

Karl Marx
28-04-2003, 10:26
Mas ao ouvir a reportagem da RDP sobre a visita, bem me apetecia estar lá!

Cali
28-04-2003, 10:31
eheheheh ... com o titulo do tópico, até me assuntei ! Pensei que o Jramos estava práqui a insultar alguem !

SEUS GANDAS SELVAGENS !

A proposito : ouvi dizer que as ilhas eram candidatas a patrimonio da Unesco. Alguem sabe porquê ? Será por causa das focas ?

jleandro
28-04-2003, 10:38
é porque há lá uns "bicharocos" que são únicos e como não vive lá vivalma, aproveitam e "recebem" uns tostões da Unesco.

bem visto.

Karl Marx
28-04-2003, 10:43
é um paraiso, sobretudo para aves marinhas (incluindo a "nossa" cagarra). Tudo porque o habitat está intocado, nem os coelhos ou os ratos lá entraram alguma vez.
Mas agora fiquei baralhado: falamos das Selvagens ou das Desertas?

Patacôncio
28-04-2003, 13:41
Julgam que é por causa de uns bicharocos ???

Nop !

É a nossa defesa contra as apetências castelhanas sobre a nossa ZEE !

Depois digam que os portugas andam a dormir ... hehehehehhehhh

Até amanhã !

PS OBVIAMENTE, DEMITO-O !

Isso é o que queríamos ver ... hehehehhehehh

jleandro
28-04-2003, 13:47
eheheh, fomos todos na conversa...

é claro que se fala nas DESERTAS...

ó Patacôncio:

quem é que demites??? o Paulinho das feiras???

tás cheio de vontade...

Karl Marx
28-04-2003, 13:48
Mas isto está tudo doiso?
É um que chega de férias e basa, é agora este que interrompe as férias vitalícias para dizer que... basou!
Estou banzado!

updown
28-04-2003, 13:57
Sampaio nas Ilhas Selvagens

Dois dias entre a reafirmação da soberania e a candidatura a Património Mundial Natural
O Presidente da República inicia este domingo, ao início da noite, uma visita às Ilhas Selvagens, o ponto mais a Sul do território nacional e candidatas a Património Mundial Natural da UNESCO no próximo ano. Mas as pequenas ilhas, próximas das Canárias, são também determinantes para a dimensão da Zona Económica Exclusiva portuguesa e o objecto de um diferendo, entretanto adormecido, com Espanha.

Jorge Sampaio vai estar dois dias ao largo das Ilhas Selvagens, a bordo da fragata "Corte Real" da Marinha, zarpando da Madeira às 19h30 de este domingo, segundo a agenda presidencial. Uma visita simbólica, tida como uma forma de reafirmar a soberania nacional das ilhas, que conferem a Portugal a terceira maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Europa, a seguir às da Rússia e da Noruega. Na fragata "Corte Real", Sampaio vai assistir a exercícios e manobras da Marinha e da Força Aérea.

No Atlântico, entre a Madeira e as espanholas Canárias - 163 milhas a sul e 82 milhas a norte, respectivamente - as Ilhas Selvagens foram já alvo de algum mau estar nas relações de Lisboa e Madrid, sobretudo na década de 90. Recorde-se o episódio dos voos rasantes de caças espanhóis sobre as ilhas, em 1996, sem qualquer informação prévia ou posterior ao Estado português.

Mais recentemente, no ano passado, mapas da União Europeia integravam politicamente as Ilhas Selvagens na região das Canárias - um dos mapas inclusive dava todo o arquipélago da Madeira como sendo território espanhol.
Um santuário "longe" do Homem

Com uma área aproximada de quatro quilómetros quadrados, as Ilhas Selvagens são essencialmente constituídas por três ilhas, de origem vulcânica:

Selvagem Grande, com uma superfície de cerca de 245 hectares;
Selvagem Pequena, com cerca de 20 hectares;
Ihéu de Fora, oito hectares, é o local mais a sul do território português.

As Selvagens são um pólo de biodiversidade terrestre e marinha - a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora são mesmo considerados santuários, sem que os seus habitats tenham sido alterados pela acção humana, situação rara em todo o mundo.

Foi precisamente a sua riqueza natural que levou as Ilhas Selvagens a serem aceites para apreciação pelo Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no passado dia 23 de Março. A candidatura tinha sido proposta pela Região Autónoma da Madeira e as conclusões da UNESCO serão conhecidas em Junho de 2004.

Um santuário "longe" do Homem

Com uma área aproximada de quatro quilómetros quadrados, as Ilhas Selvagens são essencialmente constituídas por três ilhas, de origem vulcânica:

Selvagem Grande, com uma superfície de cerca de 245 hectares;
Selvagem Pequena, com cerca de 20 hectares;
Ihéu de Fora, oito hectares, é o local mais a sul do território português.

As Selvagens são um pólo de biodiversidade terrestre e marinha - a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora são mesmo considerados santuários, sem que os seus habitats tenham sido alterados pela acção humana, situação rara em todo o mundo.

Foi precisamente a sua riqueza natural que levou as Ilhas Selvagens a serem aceites para apreciação pelo Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no passado dia 23 de Março. A candidatura tinha sido proposta pela Região Autónoma da Madeira e as conclusões da UNESCO serão conhecidas em Junho de 2004.
A confirmar-se a distinção, as Ilhas Selvagens serão o segundo território português Património Mundial Natural da UNESCO, depois da floresta Laurissilva, também na Madeira.

Nesta visita - em que Jorge Sampaio vai também entrar na Selvagem Grande - o Presidente da República é acompanhado pelo presidente do Governo madeirense, Alberto João Jardim, pelo secretário regional do Ambiente e Recursos Humanos, Manuel António Correia, e pela directora do Parque Natural da Madeira, Susana Fontinha.

jleandro
28-04-2003, 14:06
vejam bem o que a gente aprende por aqui.

eu sabia lá desse "conflito" com nuestros hermanos, por causa das Desertas?

estou completamente admirado, eu que até tenho o costume de ler jornais, estava compeltamente a "leste" desta questão.

Karl Marx
28-04-2003, 14:22
mas já nem me lembrava.
Sobre a importância económica, é imensa. É que a Zona Económica Exclusiva (ZEE) mede-se a partir de um qualquer ponto de território nacional num raio de 200 milhas. É por isso que os Açores têm a maior ZEE portuguesa, uma vez que, de dr Santa Maria ao Corvo distam mais de 600 kilómetros. Agora imaginem 200 milhas à voçta de cada uma das ilhas.
No aspecto natural, as Selvagens nunca sofreram invasões humanas ou de animais (nem ratos ou coelhos!) e plantas exóticas o que deve mesmo ser único no mundo. São um santuário para aves marinhas, nomeadamente o cagarro ou cagarra (pequeno albatroz que vive a maior parte do ano no oceano, longe das costas, bebendo mesmo água salgada, mas que, obviamente, não pode pôr ovos na água e daí as suas vindas a terra no fim da Primavera e no Verão.
Em termos de vegetação, não tenho a certeza, mas também deve ser a laurissilva a predominar. A laurissilva é um sistema vegetal, não uma planta: loureiro (não o de tempero), vassoura (erica), silva (não a comum), sanguinho, cedro (juniperus brevifolia), etc. Essa é a vegetação que cobria a Europa antes da última glaciação. Quer dizer que, as Selvagens, zonas dos Açores e zonas da Madeira são museus vivos com quatro milhões de anos, se não me engano.

PS - Por cá também temos uns ilhéus selvagens - as Formigas, mas com pouca vegetação. São, no entanto, um santuário de peixes e outros animais marinhos.

Ventor
28-04-2003, 17:38
Quatro milhões dea anos?

Estás velho Karl!

Karl Marx
28-04-2003, 18:08
Deve ser mesmo da idade!
O que eu queria escrever era 14 mil anos. Há quem diga que talvez tenha sido uns milhares antes, mas este número é mais ou menos consensual, se bem me lembro.

MrChance
28-04-2003, 21:06
Crescendo e aprendendo...